-posts recentes

- Casa dos Segredos já está...

- SIC: Especial António Fei...

- Faleceu António Feio

- Elenco de “Morangos com A...

- Futebol está de volta à t...

- Teresa Guilherme não apre...

-arquivos

- Julho 2010

- Junho 2010

- Maio 2010

- Abril 2010

- Março 2010

- Fevereiro 2010

- Janeiro 2010

- Dezembro 2009

- Novembro 2009

- Outubro 2009

- Setembro 2009

- Agosto 2009

- Julho 2009

- Junho 2009

- Maio 2009

- Abril 2009

- Março 2009

- Fevereiro 2009

- Janeiro 2009

- Dezembro 2008

- Novembro 2008

- Outubro 2008

- Setembro 2008

- Agosto 2008

Saiba como publicitar aqui

o seu blog. online

Sábado, 19 de Junho de 2010

Morangos de Verão VII - Estreia hoje

MCA férias de Verão VII

Arranca este sábado a extensão estival da sétima temporada da série juvenil da TVI. E desengane-se quem pensar que é fácil fazer parte do elenco actual de "Morangos". Os actores têm de passar por três meses de workshops, a que se somam horas e horas de ensaios diários.

A saga da TVI tem vindo a ser, não raras vezes, rotulada de mero trampolim para caras bonitas, desprovidas de qualidades no que à representação diz respeito. No entanto, a sua última época no ar parece tentar fazer o desmentido, algo que se prolonga, a partir deste sábado, na antena de Queluz, em virtude da estreia de “Morangos com açúcar - Vive o teu Verão”.

O conteúdo evoca “Fame” e “Glee”. Afinal, o que se vê no pequeno ecrã são resulta de quaisquer truques. Aqueles jovens cantam, dançam e representam em simultâneo, o que lhes exige, além de talento, muito suor.

Os actores que transitam da versão lectiva da série, sujeitaram-se a um curso intensivo de três meses. Os que dão corpo às quatro novas personagens destes 60 episódios foram escolhidos a dedo. Por escassez de tempo, a equipa apostou em artistas de créditos já firmados.

Professores elogiam

O norte-americano Dale Chapell, em Portugal há mais de 20 anos, responsável pela formação dos actores na área do canto não poupa elogios aos seus formandos. “As filmagens são muito puxadas, além dos ensaios constantes”, salienta.

A cargo de Dale está, pois, avaliar timbre, afinação e coordenar músicas, todas elas ecoadas pelos próprios jovens. “São muito talentosos e têm ainda potencial de evolução, pois não lhes falta empenho”, garante. Dale fala ainda da capacidade para decorar, e consciência de ritmo. Chega mesmo a dizer: “São heróis”.

Ideia que é certificada por Vítor Fonseca que, não só faz de professor na intriga, como o é para os colegas de contracena na vida real, a nível de dança.

“Gostam sobretudo de aprender e até mortos de cansaço não fazem má cara”, realça quem também foi catapultado pela série nos seus primórdios. Vítor é o “Cifrão” dos “D’ZRT”, banda que ali germinou.

A fornada de capítulos “das férias” foi reforçada por um quarteto de papéis que completam o grupo “GTC”, apologista da arte experimental, o qual irá rivalizar com o das personagens já existentes, que se revêem num estilo mais clássico. Estão os ingredientes reunidos para que haja uma espécie de despique de “gangs” artísticos.

Raquel Guerra, finalista penúltima edição de “Ídolos”, Filipe Albuquerque que trabalha com Filipe La Féria, Joana Barradas e Hélder Agapito são os “Morangos” mais frescos da receita.

Temática gay

Os “Morangos com açúcar” deste Verão revestem-se de um certo pioneirismo, na medida em que a série retratará uma relação homossexual entre dois jovens de forma muito mais transparente do que a da simples sugestão - o que tem sido regra. E mais uma vez, fica provado que as fronteiras entre a realidade e a ficção são cada vez mais ténues : A TVI exibe depois de amanhã, logo após o “Jornal Nacional”, a reportagem intitulada “Por vergonha de amar”, que versa justamente o problema em que pode consistir a orientação sexual.

Da autoria da jornalista Ana Leal, com imagem de Paulo Oliveira e Tiago Ferreira e montagem de Pedro Cordeiro, o trabalho mostra vários núcleos familiares com filhos gay. Uns que corajosamente e fazendo frente ao preconceito que alimenta ainda muitas mentes portuguesas já “saíram do armário”, outros que não tiveram por enquanto a coragem de se assumir perante a sociedade conservadora.

www.jn.sapo.pt

publicado por Pedro Gomes às 11:44
link do post | comentar | favorito
|

© 2010 Os Programas da TV

-mais sobre mim

-pesquisar

 

-Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
23
25
26
28
29

-genéricos